MS investe em estradas e conecta novo ciclo econômico

O governo de Mato Grosso do Sul planeja encerrar 2026 com 5.988 quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas. Desde 2023, foram executados ou estão em fase final 857 quilômetros de novas estradas. A meta é que, até 2030, a malha asfaltada supere a extensão de vias sem pavimentação pela primeira vez.
O estado vive um momento de expansão econômica, com a chegada de investimentos privados nas áreas de celulose, citricultura e agroindústria. Isso aumentou a demanda por corredores logísticos para escoar a produção e reduzir custos.
"O nosso objetivo é preparar Mato Grosso do Sul com uma infraestrutura moderna, capaz de acompanhar o crescimento econômico e oferecer mais segurança para quem utiliza as rodovias", afirmou o governador Eduardo Riedel.
Em levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o estado aparece entre os três melhores do país em qualidade das rodovias. Também está entre os que mais investem recursos públicos em infraestrutura por habitante. Esse cenário contribuiu para atrair mais de R$ 81 bilhões em investimentos privados nos últimos anos.
Os efeitos da pavimentação chegam à população. Na MS-352, em Terenos, foram entregues 40 quilômetros asfaltados entre a BR-262 e a Ponte do Grego, com investimento de R$ 86,5 milhões. A moradora Luzia Torres disse que o asfalto foi um sonho realizado. Na MS-270, em Ponta Porã, a pavimentação de 35,5 quilômetros integrou municípios do sudoeste do estado. O morador Josiel Custódio afirmou que a melhoria valorizou propriedades e reduziu o tempo de viagem.
Em Bonito, principal destino de ecoturismo do país, a pavimentação da Estrada do 21 criou uma nova ligação entre Bonito e Anastácio, reduzindo em até 40 quilômetros o percurso para quem sai de Campo Grande. A Rodovia do Turismo asfaltou o acesso a atrativos às margens do Rio Formoso.
O presidente do Sindicato Rural de Bonito, Leôncio de Souza Brito Neto, destacou que a infraestrutura rodoviária é determinante para o turismo e a produção agropecuária. Ele também mencionou a futura implantação do anel viário de Bonito, que deve retirar o tráfego pesado do centro da cidade.
Com recursos próprios, seguem obras na MS-040, entre Santa Rita do Pardo e Brasilândia, novos acessos em Corumbá, intervenções na MS-377 e o anel viário de Bonito. Com financiamento do BNDES, avançam projetos nas rodovias MS-134, MS-244, MS-245, MS-289, MS-316, MS-320, MS-324, MS-347, MS-355, MS-380 e MS-444. O estado também recupera as rodovias MS-436, MS-180, MS-156, MS-295, MS-276 e MS-377.
Em paralelo, Mato Grosso do Sul aposta no modelo de concessão. Entrou em vigor neste ano a concessão da Rota da Celulose. O contrato prevê R$ 10,1 bilhões em investimentos para obras e manutenção nas rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, além das federais BR-262 e BR-267. Estão previstos 115 quilômetros de duplicações, 245 quilômetros de terceiras faixas e 457 quilômetros de acostamentos, entre outras melhorias.
Segundo Riedel, o modelo combina participação privada, tecnologia e segurança jurídica. O resultado esperado é reduzir custos logísticos, aumentar a segurança e sustentar o crescimento do estado.


